SER DIFERENTE É NORMAL

Professora Gislaine Sviech Valle, 5° ano B. Escola Municipal Professor Eurides Teixeira de Oliveira.

Trabalhando a interdisciplinaridade, durante o primeiro semestre de 2024, com relação ao tema diversidade, procuramos agregar conhecimentos principalmente nas áreas de língua portuguesa, história e geografia.

Foram trabalhados conteúdos relacionados à cidadania. Os alunos construíram o seu conhecimento sobre o assunto abordado por meio de músicas, vídeos, áudios, debates e diversas outras atividades.

Na disciplina de história e geografia, os alunos exploraram, o tema com auxílio do livro didático “A conquista”. Questões raciais, físicas e sociais foram abordadas nas aulas, sempre visando trabalhar a minimização e o fim do preconceito. Estudaram momentos importantes da história, lutas e conquistas do nosso povo pelos nossos direitos e fixação dos nossos deveres enquanto cidadãos.

O livro de geografia nos trouxe uma proposta de atividade que desenvolvemos na disciplina de língua portuguesa. Para o tema: diferenças e semelhanças utilizamos a confecção de cartazes, contendo poemas e textos elaborados pelos próprios estudantes, englobando o tema bullying e as diferenças humanas.

Os alunos realizaram pesquisas e participaram também de atividades alusivas ao junho violeta, que trata da conscientização sobre a pessoa idosa, promovido pelo Lar Acelino e Secretaria Municipal de Educação de Palmeira/PR. Resumindo por fim, uma das alunas da classe foi selecionada para representar nossa Escola com sua frase, que foi divulgada na Rádio local (Rádio Ipiranga), motivando os demais colegas a se envolverem nas outras atividades solicitadas.

Trabalhar estes temas nos proporcionou o conhecimento mútuo, por meio de atividades lúdicas e divertidas, os alunos participaram assiduamente e agregaram muito conhecimento sobre os temas abordados, estas atividades interdisciplinares foram muito satisfatórias pois acredito que marcaram positivamente a vida dos estudantes, atingindo nosso principal objetivo que é o aprendizado.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem às mulheres: “Dia Internacional da Mulher”

Dia da Mulher