OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E O MUNDO FÍSICO
Professora Gislaine Sviech Valle, 5° ano C. Escola Municipal Professor Eurides Teixeira de Oliveira
Visando trabalhar a interdisciplinaridade, na semana avaliativa do mês de maio, buscamos agregar conhecimentos na área de matemática, história e geografia.
Trabalhamos conteúdos relacionados à habilidade de reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. Em seguida seguindo essa linha de conhecimentos de mundo, estudamos a cultura dos mais diversos povos antigos, após isso, decidimos selecionar a cultura Egípcia, as obras da arte eram muito ligadas à religiosidade, por isso a importância da sua preservação para que a cultura desse povo seja transmitida para futuras gerações.
Foi proposto a elaboração de uma maquete do Complexo de Gizé com as três principais pirâmides do Egito: Quéops, Quéfren e Miquerinos (faraós: pai, filho e neto).
Para a elaboração das maquetes as crianças montaram os sólidos geométricos e durante a aula eles aprenderam como era uma pirâmide internamente, conheceram a história do Museu Egípcio Rosacruz - Tutankhamon (Curitiba/PR), a história do projeto da múmia Tothmea, e muitos mais aspectos e curiosidades desta rica cultura.
Os alunos participaram assiduamente e agregaram muito conhecimento sobre os temas abordados. Os trabalhos ficaram expostos para a apreciação da comunidade escolar.
Visando trabalhar a interdisciplinaridade, na semana avaliativa do mês de maio, buscamos agregar conhecimentos na área de matemática, história e geografia.
Trabalhamos conteúdos relacionados à habilidade de reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. Em seguida seguindo essa linha de conhecimentos de mundo, estudamos a cultura dos mais diversos povos antigos, após isso, decidimos selecionar a cultura Egípcia, as obras da arte eram muito ligadas à religiosidade, por isso a importância da sua preservação para que a cultura desse povo seja transmitida para futuras gerações.
Foi proposto a elaboração de uma maquete do Complexo de Gizé com as três principais pirâmides do Egito: Quéops, Quéfren e Miquerinos (faraós: pai, filho e neto).
Para a elaboração das maquetes as crianças montaram os sólidos geométricos e durante a aula eles aprenderam como era uma pirâmide internamente, conheceram a história do Museu Egípcio Rosacruz - Tutankhamon (Curitiba/PR), a história do projeto da múmia Tothmea, e muitos mais aspectos e curiosidades desta rica cultura.
Os alunos participaram assiduamente e agregaram muito conhecimento sobre os temas abordados. Os trabalhos ficaram expostos para a apreciação da comunidade escolar.
Comentários
Postar um comentário